A São Paulo Negócios oferece soluções integradas voltadas à capacitação de empreendedores para negócios internacionais. Empresas interessadas em iniciar exportações e as que já estão presentes no mercado externo poderão participar dos programas oferecidos gratuitamente pela agência com o objetivo de se qualificar e aumentar o potencial exportador. De um total de cerca de 200 mil empresas registradas nos setores da indústria e serviços – potencialmente aptas para o mercado externo –, apenas cerca de 3.200 são exportadoras.

Veja os canais disponíveis para sua empresa se desenvolver no mercado exterior:

Oportunidades em entidades parceiras

Promoção de Exportação

  • INVEST & EXPORT BRASIL – O website Guia de Comércio Exterior e Investimento – Invest & Export Brasil pretende ser uma ação governamental eficiente e coordenada de divulgação das oportunidades de negócios e investimentos no Brasil e no exterior, diante do aumento da importância da promoção comercial e da atração de investimentos para o dinamismo da economia nacional.

  • APEX BRASIL  A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
  • MDIC – O Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) é um órgão integrante da estrutura da administração pública federal direta. Formula, executa e avalia políticas públicas para a promoção da competitividade, do comércio exterior, do investimento e da inovação nas empresas e do bem-estar do consumidor.
  • MRE/SECOM – O Ministério das Relações Exteriores (ou Itamaraty) é o órgão do Poder Executivo responsável pela política externa e pelas relações internacionais do Brasil, nos planos bilateral, regional e multilateral. O Itamaraty assessora o Presidente da República na formulação da política exterior do Brasil e na execução das relações diplomáticas com Estados e organismos internacionais.

Informações de Mercado

  • ALICEWEB – O Sistema de Análise das Informações de Comércio Exterior (Alice Web) divulga as estatísticas brasileiras de exportações e importações.
  • SISCOSERV DASH – A Secretaria de Comércio e Serviços lançou, no EnaServ 2017, o Siscoserv Dash. A ferramenta tem como objetivo simplificar a visualização, a consulta e o uso dos dados de comércio exterior de serviços obtidos a partir das informações do Siscoserv.

Financiamentos

  • BANCO DO BRASIL – O Banco do Brasil é o maior banco da América Latina , com destaque em segmentos como agronegócio, comércio exterior,  infraestrutura, micro e pequenas empresas.
  • BNDES – apoia empreendedores de todos os portes, inclusive pessoas físicas, na realização de seus planos de modernização, de expansão e na concretização de novos negócios, tendo sempre em vista o potencial de geração de empregos, renda e de inclusão social para o País.

Qualificações para Exportação

  • INTERNACIONALIZAÇÃO DO SEBRAE – Aqui você pode preencher um questionário elaborado por especialistas em comércio exterior que tem por objetivo ajudá-lo a compreender em que estágio está a sua empresa em relação ao processo de Negócios Internacionais.
  • PASSAPORTE PARA O MUNDO – O “Passaporte para o Mundo” é um instrumento inovador da Apex-Brasil que oferece ao empresário e a sua equipe um ambiente propício para a aprendizagem e disseminação de conhecimento sobre as oportunidades de negócios internacionais, com foco em mercados estratégicos.

Operações de Comércio Exterior

  • EXPORTA E IMPORTA FÁCIL DOS CORREIOS – É a solução dos Correios que atende às necessidades comerciais das empresas e pessoas físicas que querem exportar e importar seus produtos.
  • PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR – O Programa Portal Único de Comércio Exterior é uma iniciativa de reformulação dos processos de importação, exportação e trânsito aduaneiro. Com essa reformulação, busca-se estabelecer processos mais eficientes, harmonizados e integrados entre todos os intervenientes públicos e privados no comércio exterior.
  • PROJETOS SETORIAIS APEX BRASIL – Os Projetos Setoriais fazem parte das ações que visam à promoção da indústria brasileira no mercado internacional. Essa iniciativa é desenvolvida em parceria com as associações empresariais que representam os setores produtivos. Praticamente todos os setores da economia brasileira são atendidos pela Apex-Brasil.

Oportunidades Comerciais

  • TRADEMAP – O Trade Map fornece – sob a forma de mapas, tabelas e gráficos – indicadores sobre o desempenho de exportações, demanda internacional, mercados alternativos e mercados competitivos, assim como diretório de empresas importadoras e exportadoras.
  • MAPA ESTRATÉGICO DE MERCADOS E OPORTUNIDADES COMERCIAIS PARA AS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS – APEX – O Mapa Estratégico de Mercados e Oportunidades Comerciais para as Exportações Brasileiras se destina a apoiar as empresas brasileiras na diversificação de destinos e de produtos exportados.
  • VITRINE DO EXPORTADOR – é uma iniciativa do Governo Federal com o objetivo de divulgar na web as empresas brasileiras e seus produtos e serviços no mercado internacional.
[Total: 1    Média: 5/5]