O que é

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Desestatização e Parcerias, lançou em março de 2017 o maior programa de concessões da história da cidade, o Plano Municipal de Desestatização.

O programa prevê uma série de concessões, privatizações e parcerias-público privadas (PPP) de ativos municipais, como forma de desonerar os cofres públicos da prestação de serviços não essenciais e permitir que a Prefeitura de São Paulo concentre recursos e investimentos em áreas como saúde, educação, habitação, mobilidade, assistência social e segurança pública. E a São Paulo Negócios é peça importante nesse processo, responsável pela interlocução com o setor privado para a atração de investidores para o município.

 

Prioridades

Dezenas de potenciais ativos e serviços foram mapeados como alvos de desestatização. Mas a Prefeitura trabalha com alguns projetos considerados prioritários, como a concessão de parques urbanos, de mercados municipais, do Complexo Pacaembu, do Complexo Anhembi, de ativos imobiliários pertencentes ao município, entre outros.

 

O papel da SP Negócios

São Paulo Negócios é a agência responsável pela prospecção no mercado de investidores nacionais e internacionais relevantes para cada ativo estratégico em processo de licitação. Promove periodicamente em sua sede reuniões com grupos investidores, destinados a informar sobre os vários processos de licitação.

Para saber mais sobre o Plano Municipal de Desestatização, acesse: Doing Business.

Assista ao vídeo que fala mais sobre o projeto: