Startups pegam um elevador de oportunidades na SP Tech Week
Notícias

Startups pegam um elevador de oportunidades na SP Tech Week

28 de novembro de 2018

Primeiro SP Elevator Pitch atraiu 40 empreendedores e foi realizado por Câmara Brasil-Canadá, SP Negócios e Banco Santander

Por Samuel Olimpio, de São Paulo

Imagine que você tem uma grande ideia de negócio digital e a rara chance de mostrá-la a investidores importantes interessados em apoiar startups. Só que você terá apenas 1 minuto dentro do elevador para fazer uma apresentação convincente e concisa, no percurso que vai do térreo ao 26º andar.

Esta foi a fórmula provocativa do primeiro “SP Elevator Pitch”, uma disputa entre empreendedores da área de tecnologia digital, que realizada na segunda-feira (26/11) como parte da São Paulo Tech Week, no Edifício Altino Arantes, o Farol Santander, um dos principais cartões postais do centro de São Paulo. Ao final, as melhores apresentações na avaliação dos empresários-jurados foram premiadas.

A edição paulistana dessa espécie de jogo de empreendedorismo, já muito utilizado em países como os Estados Unidos, Canadá e da Europa, foi promovida pela Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC), em parceria com a SP Negócios e patrocínio master do Santander.

Quarenta startups e fintechs tiveram a oportunidade de apresentar seus empreendimentos para investidores e mentores do mercado nacional e internacional. A apresentação de cada empresa foi dividida em duas “viagens” de elevador de 60 segundos cada, uma falada em português e outra em inglês, com diferentes jurados.

Nesse curto período, os empreendedores tiveram que mostrar os serviços que suas startups oferecem, o seu impacto no mercado e a ideia de negócios, para dois investidores e mentores, jurados do Elevator Pitch.

Numa segunda fase, cada empresa pôde “vender” sua ideia de negócios aos mentores com mais detalhes em mesas no “Café do Farol”, no mesmo edifício, em apresentações de até cinco minutos. Ao final das duas etapas, os jurados avaliaram o melhor conjunto de apresentações para definir os premiados.

“Para nós, participar desse processo é muito especial, porque trata-se de um passo importante para a nossa internacionalização. O Canadá é um país brilhante, com grande potencial de negócios, além de ser também uma porta para os Estados Unidos”, ressalta Natalia Alexandria, diretora comercial da startup BLU365.

Das 40 startups participantes, as três melhores ganharam um programa de aceleração de negócios no Canadá. As startups vencedoras foram a Portal Telemedicina, BLU365 e Allya.

Para Paulo de Castro Reis, diretor da Câmara de Comércio Brasil-Canadá, o Elevator Pitch é um ótimo exercício de empreendedorismo e gera boas chances aos participantes. “Estamos felizes por oferecer oportunidades a tantos empreendedores brasileiros. Além do mais, o evento pôde usar o elevador de um edifício que é um dos símbolos da cidade de São Paulo. Temos a presença de mentores brasileiros e internacionais – muitos do Canadá – e a premiação é um programa de internacionalização capaz de transformar em realidade os sonhos de muitas empresas”, disse Reis.

Leonardo Braga, representante do Banco Santander, que cedeu o edifício para o evento, destaca que essa é uma grande oportunidade para a sua instituição estar próxima dos empreendedores paulistanos. “Aqui podemos atestar o desenvolvimento das startups no Brasil e como elas pretendem crescer dentro do mercado brasileiro. E o Santander quer estar junto do crescimento dessas empresas”.

São Paulo Tech Week 2018

A SPTW, maior festival de inovação do Brasil teve a sua abertura realizada na sexta-feira (23/11) e ocorrerá até o dia 30 de novembro (sexta-feira).

O festival é organizado pela São Paulo Negócios – agência de promoção de investimentos e exportações do município – está em sua 4ª edição. Com foco na inovação, o evento transforma a cidade de São Paulo em um palco para iniciativas dinâmicas, atraindo e conectando milhares de talentos, empreendedores e investidores e posicionando a capital paulista como um hub global de inovação.

Serão promovidas mais de 200 atividades durante o festival, que terá seu encerramento na sexta-feira (30/11). Confira a programação completa: https://saopaulotechweek.com/agenda-sptw/

Os interessados em participar do festival devem fazer a inscrição através do site da São Paulo Tech Week: https://saopaulotechweek.com/


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *