Workshop vai destacar as iniciativas de fomento aos fabricantes nas vendas ao exterior

Associação Brasileira da Indústria do Mobiliário (Abimóvel), a SP Negócios e a Apex-Brasil realizam no dia 22/11 (quinta-feira), em São Paulo, o Seminário de Capacitação de Exportadores da Indústria de Móveis, voltado aos fabricantes do município, com foco nas iniciativas de fomento às exportações do setor.

As exportações da indústria moveleira do país foram de US$ 460,9 milhões de janeiro a agosto deste ano, 11% de crescimento sobre o mesmo período do ano passado. Os maiores importadores de móveis brasileiros são Estados Unidos (30,7%), Reino Unido (10%) e a Argentina (9%). Em agosto, as exportações nacionais somaram US$ 70,4 milhões, aumento de 11% em relação a julho.

“São Paulo é muito forte principalmente no segmento de design de móveis, um dos requisitos fundamentais para o sucesso dos fabricantes na hora de exportar. O seminário ajudará as empresas participantes a compreender o funcionamento dos programas de fomento oferecidos hoje aos exportadores do setor, que têm grande potencial de crescimento”, explica Juan Quirós, presidente da São Paulo Negócios, agência municipal de promoção de investimentos e exportações. 

Atualmente, as exportações de móveis representam apenas 3,5% do faturamento da indústria mobiliária. Os três estados da região Sul são os maiores exportadores de móveis do país. Juntos, Santa Catarina (40,8%), Rio Grande do Sul (26,2%) e Paraná (13,7%), correspondem a 80,7% do total.

“A realização deste Seminário em conjunto com a São Paulo Negócios visa sensibilizar e apresentar as oportunidades de negócios para as indústrias moveleiras do município de São Paulo, no que tange à exportação. É importante destacar que São Paulo é o 4º maior estado exportador de móveis e colchões do país, portanto números extremamente representativos para o setor”, explicou Daniel Lutz, presidente da Abimóvel.

Serviço 

  • Seminário de Capacitação de Exportadores da Indústria de Móveis de São Paulo
    Dia 22 de novembro – Das 15H00 às 18H00
    Local: SP Negócios
[Total: 1    Média: 5/5]